8ª Série
Ativiadade:
Cada aluno deverá ler o texto escrito por "Eduardo Freitas" (professor de Geografia - Equipe Brasil Escola) e escrever comentários postando-os no Blog Kahistória.A avaliação ocorrerá após a leitura e analise do professor sobre os comentarioseparticipações dos alunos.
Toda a turma terá acesso ao Blog no laboraório de Informática da Esola.
A escravidão no Brasil foi abolida em 1888, no entanto, no Brasil e em outras partes do mundo, em pleno século XXI, essa prática ainda é desenvolvida. A escravidão pode ocorrer em forma de trabalho rural ou exploração sexual, como ocorre em diversos lugares do planeta, especialmente no leste europeu e países da CEI (Comunidades dos Estados Independentes).
A escravidão sexual ocorre inicialmente com o recrutamento de adolescentes do sexo feminino oriundos de países subdesenvolvidos, essas meninas muitas vezes são atraídas por anúncios ou supostas agências de modelos. Após a confecção das documentações necessárias para a viagem, seguem para outros países onde recebem a notícia de que contraíram uma dívida com passagens, alimentação e alojamento e que terão que pagá-las. Dessa forma, são presas e obrigadas a manter relações sexuais com vários parceiros em um único dia ou noite, abastecendo o bolso do aliciador, essa prática gera um volume de milhões de euros ao ano. Isso ocorre com maior freqüência em ex-repúblicas da União Soviética.
No Brasil, a escravidão é mais constante no campo. Isso tem ocorrido com certa freqüência, trabalhadores oriundos da Bahia, Piauí, Maranhão, entre outros, são recrutados para trabalhar principalmente no interior da Amazônia. A pessoa responsável por aliciar os trabalhadores é chamada de gato, essa promete bons ganhos e boas condições de trabalho, como os trabalhadores geralmente são pobres, oriundos de lugares castigados pela seca onde não conseguem emprego para sustentar suas famílias, aceitam a proposta.
O gato chega de ônibus ou caminhão para transportar os trabalhadores, quando esses desembarcam no local de trabalho notam rapidamente que as promessas não correspondem à realidade.
A partir daí os trabalhadores contraem dívidas, pois os gastos com transporte, materiais de trabalho são anotados em uma cardeneta, além disso, alimentação, medicamentos, pilhas ou cigarros são adquiridos na “cantina”, uma espécie de mercado dentro da fazenda, onde as mercadorias custam o triplo do valor de mercado, sem contar que o alojamento também é cobrado e esses não oferecem condições dignas de higiene.
Dessa forma, no dia do pagamento percebem que a dívida contraída é bem superior ao valor de seu ordenado, que também não corresponde com o combinado. Assim, o trabalhador ao invés de receber algo, tem uma grande dívida que cresce gradativamente, tornando-se cada vez mais difícil de ser quitada.
Essa prática é denominada de escravidão por dívida, dificilmente é paga, uma vez que o valor do débito tende a aumentar como uma bola de neve. Caso esse trabalhador tente fugir, os capatazes usam de violência e armas para capitulá-lo e é devolvido ao trabalho após sofrer agressões e ameaças, assim servem de exemplo para que os outros trabalhadores não cometam o mesmo “delito”.
Somente no ano de 2005 foi registrado cerca de 25 mil pessoas vivendo em regime de escravidão no Brasil.
A escravidão não ocorre somente no campo, mas também nas cidades como, por exemplo, os bolivianos que trabalham em confecções, na cidade de São Paulo, de forma clandestina, em lugares sem ventilação, em péssimas condições de trabalho, recebendo baixos salários e nenhum tipo de direito trabalhista.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
27 comentários:
eu concordo porque tinha gente muito ulmilde trabalhando ili,eles não tinha dinheiro para sustentar suas familha e ian trabalhar ili.
eles não tinha utra escolia se não ian morrer de fome, issim eles iam la trabalhar para ganar um pequenho salario.
Eu concórdo com o texto,pois a exploração sexual esta grando nos paises,já que aceitam trabalho de uma agencia que nem mesmo pesquisam seu hístóricos,e assim acabam viajando para outros paises,pensando que vão para o trabalho dos sonhos e acabam tento que vender o corpo para pagar a viajem,comida e o alojamento.
A pessoas que vão trabalhar em canaviais,e são tratados comos escravos,recebend pouco,comendo pouco,sem médicos e sem hijiene.
Bem essa é realmente a realidade de muitos paises.
Concordo com o Eduardo de Freitas, pois infelizmente isso acontece muito no Brasil.As pessoas que não conhecem os "trapaceiros" caem na lábia deles e acabam se "ferrando".
Muitas meninas adolescentes que não conhecem muito a vida pensam que vão ter uma vida melhor e quando chegam lá verem que é muito diferente do que pensavam.
A exploração sexual acredito eu que é muito triste, pois quem está fazendo aquilo, por ser enganado é muito decepcionante para quem está sendo explorado e para os pais que pensam que sua filha está tendo uma vida melhor e em vez não está sendo explorada por homens nojentos e feios e sem higiene.
É muito ruin ter que dizer isso más, hoje em dia o dinheiro,"compra tudo".
Eu concordo com o texto esta falando .O texto mostra que ainda existe escravidão no Brasil,exploração sexual,trabalho escravo,trabalho nas fasendas ...etc.hoje as pessoas não se valorisam maisseu corpo , tão muito expostas vam em trabalhos que nem sabem o que esta fasendo.Eles não tem um lugar muito limpo para trabalhar ,nem com muinta hijiene.essas são poucas de muitas iregularidades que existe no mundo.
Sim,isto é realidade a iscravidão acabou por um lado mas do outro lado ainda se situase o trabalho escravo não como no passado mas de um modo a onde cada vez aumenta mais.Aprostituisão e umas das coisas que aumenta cada vez mais.DAIANE AGNOLIN
Concordo esse tipo de coisa acontece geralmente em vários países,e muito no brasil. Os "trapaceiros" enguanam as garotas que eles acham mais tolas e acreditam neles. Dai chegam no país e tem que pagar altissimas dívidas com os sujeitos e acontece que as garotas tenham que ficar no país e mostrando o corpo para as pessoas que iam lá no final do ano rendem milhões de euros .
Elas vão para as fazendas e trabalham como escravas e escravos sofriam. Bastante es eu guria eu não ia acreditar eu podia seguir outra carreira coisa assim.
MATEUS O.
Eu concordo plenamemte com o texto lido.Infelismente o trabalho escravo,por mais que tenta ser evitado,é muito comum nos dias de hoje.É triste saber que meninas que tentam relizar seu sonho de modelo,acabam sendo jogadas para a prostituição,é inevitável ver os trabalhadores de cana de açúcar sofrendo,suando para serem escravizados e nem receber seu devido salário.Seria bom se tudo isso fosse mentira,ou ilusão.Mais isso seria impossivel,ou um sonho que não seria realizado.Quem sabe um dia isso seja possivel,e o nosso país seja um país exemplar...Seria um sonho.
Não concordo,as pessoas vão atrás de trabalho, não para ser escravas de pessoas,más para ser alguem na vida.Elas são enganadas com propostas de trabalho,más se obrigam á se"vender"o corpo para pagar coisa que não deve.Por causa disso acabam pegando alguma doençaque não tem cura.
ELIZA
Eu acho que o Eduardo de Freitas está serto, muita gente nesse mundo é enganado, como:trabalhar fora do Brasil, ou fazer uma carreira de modelo como ele sitou. É gente desse tipo que está destruindo a vida de milhares de pessoas que acham que com uma propostas dessas, vai mudar a sua vida, e nem imaginam que vão ser escravos(a) talvez para o resto de suas vidas.Eu concordo com ele, pois, o que ele escreveu pode estar acontecendo com milhares de pessoas nesse molmento. Eu imagino como essas pessoas vivem num mundo tão cruel como esse.Eu gostaria que essas pessoas se arependesem de tudo o que fazem com pessoas inosentes, pessoas que acham que suas vidas nunca irram dar errado que seus sonhos irram se realizar.Eu sei que essas pessoas sofrem muito, eu também sei que elas não comem direito, e nem dormen.Eu gostária que a vida dessas pessoas mudasem para melhor, para muito melhor.
OBRIGADO
Diana
Por mais que seja dificil aceitar isso acontece sim, e muito... Muitas vezes por meninas terem sonhos "que acham" que é impossiveis, e quando aparece uma oportunidade elas aceitam imediatamente e acabam se dando mal isso geralmente acontece com meninas que não tem boas condições de vida "meninas pobres", elas geralmente não conhecem o mundo lá fora e não sabem o que acontece, isso pra elas é o fim, pra elas é um sonho que é jogado no lixo e acabam tendo que se prostituir e muitas vezes não verem mais seus familiares e acabam entrando em um mar de agonia e desiluções.
O MUNDO EM QUE ESTAMOS VIVENDO ESTA CADA VEZ MAIS HORRIVEL E PERIGOSO...
karlinha
não concordo pois garotas que gostarian de ser modelos são atraidas ate outros paisses para serem prostitutas ,assim elas ficam pensando que poderiam ser reconhesidas como grandes atrizes e serem modelos, ganhando seu proprio dinheiro mostrando seus corpos sem ser garotas de programa fazendo o que elas não gostam de fazer.
Eu concordo plenamente com o texto postado,pois mesmo sido abolida a muito tempo atrás a escravidão continua entre nos,em empregos,tendo péssimas condições de trabalho,ou em agencias de modelos como diz no texto os chamados''caloteiros''que passam a perna nas adolescentes que acham que trabalhando de modelo vão ganhar muito dinheiro e poderam sustentar suas familias e estão completamente erradas,a única coisa que na verdade iram ter e uma desepção...Mas quem sabe um dia isso mude e o Brsil seja um país sem ''escravidão''afinal el ja foi abolida a muito tempo não é?...
eu entendi sobre o texto que a escravidão, não só ocorria com escravos, mas sim acontece hoje a escravidão sexual que ocorre nos paises,
subsdesenvolvidos. no brasil a escravidão acontece mais no campo.
Eu acho que deveria ter uma lei melhor e mais rigida para nao existir essas exploraçoes.
Porque familias foram destroidas pela excravidão...
Jonathan .
Na minha opinião a escravidão que ocorreu não só naquele tempo mas sim nesse tempo também, como ocoreu na Áustria que o pai tinha relaçãos com sua própria filha por 18 anos. Que pena que isso ainda Ocorre.
penso eu que de serta forma a exploraçao sexual e a exploraçao de trabahlo infantil sempre foi e sera´um tipo de escravidao ,mas podemos mudar isso é so querer com denuncias anonimas e declaradas publicamente assim conserteza terremos uma nova "aboliçao da escravatura",e logo terremos o mundo que queremos e que nunca tivemos.
janaina
bom o texto retrata o que ocorre com a escravidão hoje não é do mesmo tempo onde os escravos trabalhavam nas grandes fazendas de café tem escravos que trabalham também mas em canaviais tipo vem trabalhadores da bahia, piauí, etc... mas eles saõ aliciadaos pelos donos ou por outras pessoas que eles vão ganhar saários muitos altos coisa e tal mas chegando la eles ficam sabendo que eles contrairam uma divida e eles tem que pagar os preços tipo da mercadoria (cigaros, comida, etc...) eram cobrados duas vezes mais caros e isso não ocorre apenas aquino brasil ocorre apenas no brasil ocorrre também em outros países como na CEI (comunidade dos estados inmpendentes) ocorre prostituição as mennas saõ aliciadas por pessoa q dizem ser de agencias de modelos e q aparecem oportunidades de elas trabalhar no extertior mas contece mesma coisa q no brasil elas descobrem q contrairan uma divida e qeu elas tem pagar essa divida dessa forma
como a história conta foi abolida o trabalho escravo em 1888.mas pelo que se vê nos dias de hoje ainda a trabalho escravo pelo mundo.
como o autor conta no texto a escravidão não foi exatamente abolida pois hoje a escravidão esta bem ativa exemplos são mostrados todos os dias a exploração sexual é um exemplo que não acabou a escravidão, outro exemplo é a exploração de trabalho com pessoas do meio rural etc.
penso que isso é um absurdo e deve ser tomada uma iniciativa contra a exploração que a ainda no mundo.
karina...
Acho isso um absurdo, pois em pleno século XXI ainda temos escravidão no Brasil.
Essas pessoas teriam que ser punidas, alem do mais isso foi PROIBIDO em 1888.
É muito difícil aceitar isso!
Mais ainda temos esse tipo de “trabalho”, essas meninas que sonham em sair de suas cidades para ter uma vida melhor, acabam se iludindo, e cada vez mais aumentando suas dividas. Os trabalhadores que tentam ter uma vida melhor e dar uma vida melhor para os seus “FILHOS” (família) tentando trabalhar na roça, plantando, etc... . ganham um salário muito baixo, até muitas vezes não ganham NADA!
Ana CArolina Deparis
Eu concordo plenamente com o texto porque há pessoas humildes que trabalham para sustentar suas familias e chega um desgraçado e faz uma proposta enganosa para ele e como ele é humilde e não sabe muito aceita penssando que poderá dar a sua familia uma vida melhor, mas quando chega no lugar prometido nada do que foi prometido é cumprido.
Eu acho isso uma injustiça, enganar uma pessoa que não sabe muita coisa deveria ser crime porque a pessoa não vai saber se defender.
Patricia Oliveira
Com certeza a maioria das pessoas acham isso um absurdo, em pleno século XXI isso ainda está acontecendo, isso é uma verdadeira vergonha alem das pessoas "trabalharem", para ficar mais claro ser explorados eles tem de pagar o que comer, e o material utilizado para concluír o trabalho, alem de existir exploração rural ainda existe exploração sexual que ainda é mais grave as pessoas alem de terem que vender seu corpo podem ser violentadas, contrairem doenças deve ser horrível ter que se vender sem estar querendo alem de ser esploração isto é uma tortura psicológicamente e físicamente.
Por isso ás vezes acho que a pena de morte tinha que vir para o Brasil mas com certas leis para pessoas inocentes não morrerem.
Algumas leis como a pena de morte só poderiam ser válida para casos como estupro, assassinato, trafico de drogas, casos graves.
Daéllen Souza Alfonso.
cotinuação.
Eu sou afovor disso!
A prostituição da antiguidade foi um grade probrema na antiguidade as Mulheres ou moças vendian ou davan o se corpo para un pequenho salario.
A escravidão foi tanbém um grande probrema,que trabalhava de escravo nas fazendas por que não tinha dinheiro para sustentar sua familha ,eles para não morer de fome ian trabalhar nas fazendas para ganhar um umilde salario.
tEu concordo plenamente com essa história pois há muitas pessoas inoscentes que procuran ter uma vida digna com um bom trabalho ,mas as vezes acabam sofrendo várias concequencias que jamais imaginam passar.Só no brasil há milhares e milhares de pessoas que sofrem com a escravidao e o abuso sexual ,em casa, nas ruas e em vários outros lugares.Hoje em dia há vários jovens que sofren com o problema sexual que ganhan um pequeno salário e que procuran uma vida nova.
Marciane
Eu concórdo, pois foi bom isso pode ajudar muito no futuro! Pois somos seres Humanos e não devemos ser tratados como bicho, pois temos a liberdade.
Faço das minhas palavras as suas, e lhe dou parabens pela sua visão.
Aluno:Robinson Krause
Caro Eduardo,
Sou professor de historia em Minas Gerais e me apropriei de algumas informacoes de seu texto em minhas indagacoes em sala de aula. Obrigado, adorei o trabalho. Bom Trabalho.
Rondinelli Alves
Email .. rondisilva78@yahoo.com.br
Eu gostei muito de seu blog por que me servil para boa parte de meus estudos sobre este assunto.
Tambémquero perguntar se vc poderia me dar algumas informações sobre algum tipo de escravidão aqui no Brasil se tiver por favor me mante informações pelo e-mail:igorsouto98@hotmail.com
ficarei muito grato com a sua ajuda
meu nome é igor tenho 11 anos
nossa mmmuuuiiitttooo obrigada.vc me ajudou a fazer meu trabalho escolar.espero que eu tire um 10.ahh muito bem feito seu texto ta? bjs
Postar um comentário